Freguesia aprova Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2018 Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 11 Janeiro 2018 15:01

orcamentoaprovadoFoi na última Assembleia de Freguesia do ano de 2017 que os vogais de Massamá e Monte Abraão aprovaram as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2018.

A sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Massamá e Monte Abraão reuniu dia 27 de dezembro nas instalações da Universidade Sénior para apreciar e votar, entre outras propostas, estes dois instrumentos de gestão da freguesia.

Cumprindo os preceitos legais emanados do Estatuto do Direito de Oposição (Lei nº 24/98 de 26 de maio) que resulta no direito à informação, no direito à consulta prévia e no direito de participação, foram previamente remetidos a todos os grupos políticos representados na Assembleia de Freguesia e sem acento no Executivo a proposta das Grandes Opções do Plano e do Orçamento para 2018, para que aqueles se pronunciassem. Em face desta consulta foram rececionados apenas contributos do Bloco de Esquerda.

Em fase de apreciação dos documentos realizada em sede de Assembleia de Freguesia os vogais votaram favoravelmente (com treze votos a favor – onze do PS e dois do BE; seis abstenções – duas do PPD/PSD; três do CDS/PP e uma do PPM; e dois votos contra da CDU), por maioria os documentos apresentados.

Dos documentos apresentados e aprovados existe a pretensão de atingir três objetivos gerais: valorizar as pessoas, valorizar a economia local e valorizar o território, dando assim seguimento a uma política de desenvolvimento de comunidade assente na sua dinamização e valorização.

O Orçamento aprovado tem o valor global de 2.226.664,00 euros (dois milhões, duzentos e vinte e seis mil, seiscentos e sessenta e quatro euros), o que representa um ligeiro aumento de 4%, face aos anos anteriores. A estabilidade orçamental existente assegura o cumprimento da sustentabilidade financeira da autarquia permitindo a manutenção e reforço de todos os programas existentes e proporciona o surgimento de novos projetos e programas a disponibilizar à comunidade.

Na administração autárquica vamos prosseguir o trabalho de capacitação dos colaboradores da autarquia, desenvolvido desde 2014, permitindo deste modo uma maior especialização. A melhoria constante dos nossos recursos humanos é a certeza de prestarmos cada vez mais um melhor serviço público à nossa comunidade.

A intervenção comunitária verá reforçada a sua disponibilidade financeira com um aumento de 13% das verbas face ao ano anterior.

No espaço urbano e no ambiente daremos cumprimento à delegação de competências existentes tendo como compromisso implementar sistemas de gestão para racionalizar os consumos de água. Durante o ano de 2018 vamos também assegurar a manutenção e reparação de escolas (inseridas na delegação de competências) no âmbito das pequenas reparações.

Conheça aqui os documentos aprovados.

- Marchas Populares

Quinta, 11 Janeiro 2018 15:01

Conheça aqui os documentos aprovados.