Pessoas, Economia Local e Território são objetivos prioritários Orçamento e Grandes Opções do Plano aprovados Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 10 Janeiro 2019 16:01

orcamentogop2019A contratação de novos colaboradores, a assunção de novas competências, em particular na limpeza urbana, os novos protocolos para melhoria da intervenção junto da comunidade, a promoção da economia local e do empreendedorismo com a criação do espaço de cowork, a dinamização de iniciativas, o fomento da democracia participativa e o investimento na requalificação do espaço público são as linhas orientadoras do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2019.

A Assembleia de Freguesia Massamá e Monte Abraão aprovou, por larga maioria, os documentos de Orçamento e Grandes Opções do Plano para o ano de 2019, apresentados pelo Executivo.

De acordo com a proposta apresentada e votada favoravelmente pelos vogais, os documentos foram elaborados tendo em conta os princípios da transparência, legalidade, subsidiariedade e proporcionalidade, visando alcançar três objetivos gerais:

- Valorizar as pessoas;

- Valorizar a economia local;

- Valorizar o território.

Uma vez mais e dando cumprimentos aos preceitos legais emanados do estatuto do Direito de Oposição, consagrado na Lei nº 24/98 de 26 de maio, o Executivo da Junta de Freguesia contactou os Partidos e Cidadãos que compõem este órgão na expectativa de os ouvir antecipadamente acerca das perspetivas financeiras e sobre os principais objetivos a alcançar em 2019, bem como para recolher as respetivas sugestões, tendo algumas delas sido acolhidas nos documentos apresentados.

O Orçamento aprovado tem o valor global de 2.314.895,00 euros (dois milhões, trezentos e catorze mil, oitocentos e noventa e cinco euros), o que representa um ligeiro aumento, cerca de 4% face aos anos anteriores, em grande parte resultante do aumento em 6% do Fundo de Financiamento das Freguesias e do reforço de competências em matéria de limpeza e recolha de resíduos urbanos.

Para fazer face às novas competências, pretende a autarquia contratar três novos assistentes operacionais para atuar na limpeza urbana e ainda de um técnico superior para dinamização do Gabinete de Inserção Profissional.

2019 vai ficar marcado pelo arranque de um projeto inovador no Concelho de Sintra dinamizado por uma autarquia de freguesia – Espaço Cowork, promovido com o intuito de favorecer o empreendedorismo.

Ainda no âmbito da requalificação do território irá decorrer a melhoria dos espaços verdes em Monte Abraão, no talude na Rua Jacinto Garcia e em diversos canteiros na Avenida da Liberdade. Além destes, também em Massamá, no Bairro das Flores vão ser requalificadas algumas pracetas daquele bairro. Ainda neste campo, mas da responsabilidade do Município de Sintra, a Freguesia de Massamá e Monte Abraão beneficiará das obras do Eixo Verde Azul, que liga a Serra da Carregueira à Marginal, passando por Monte Abraão; da construção do parque de lazer na zona entre a Rua Ribeiro Sanches e a Avenida Afonso Costa, da construção de uma rotunda no cruzamento da Avenida Aquilino Ribeiro com a Avenida Azedo Gneco e ainda da 2ª fase da rede ciclável que ligará Massamá a Queluz e que valoriza Monte Abraão.

Destaque ainda para a celebração de novos protocolos com entidades que se traduzem em parcerias de mais-valia para a comunidade. Em particular, com a Associação Animais de Rua, para um desenvolvimento de um trabalho mais próximo de uma realidade que tem vindo a aumentar na freguesia que são as colónias de gatos, através de um modelo de Captura-Esterilização-Devolver (CED) e, também, com a Associação Dignitude, com o objetivo de reforçar os cidadãos beneficiários de apoio à aquisição de medicamentos.

A pensar na higiene e saúde pública, irá ser implementada a primeira fase do programa “Pise o Chão” que visa disseminar um conjunto de dispensadores de sacos para dejetos caninos, nos locais mais sensíveis da Freguesia.

Conheça aqui os documentos aprovados.

Orcamento 2 Prancheta 1

Quinta, 10 Janeiro 2019 16:01

- Valorizar as pessoas;

- Valorizar a economia local;

- Valorizar o território.

Conheça aqui os documentos aprovados.

Orcamento 2 Prancheta 1