Jovens da Freguesia continuam a desenvolver o Orçamento Participativo Jovem Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 28 Fevereiro 2020 16:02

logoopjovemA 1ª fase do OP Jovem consistiu na criação de um grupo de trabalho com 30 alunos, representativos das 5 escolas da Freguesia (2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário) em que ao longo de 3 sessões (decorridas no final de 2019) foram realizadas ações de cocriação, de onde saíram várias ideias e planos para o OP Jovem. Exemplo disso foram as próprias Normas de Participação que foram trabalhadas pelos jovens (e posteriormente aprovadas em Assembleia de Freguesia), tendo sido apresentadas numa 4ª sessão, decorrida em janeiro.

A estratégia pensada para o OP Jovem tem como objetivo os jovens serem peça importante ao longo de todo o processo, fazendo deles parte integrante da construção desta ferramenta de participação. Nesse sentido, entre 29 de janeiro e 5 de fevereiro as reuniões prosseguiram nas escolas entre os jovens, a Autarquia e as direções dos estabelecimentos de ensino, para dar continuidade à preparação do OP Jovem, nomeadamente, com a partilha das suas experiências e o planeamento dos “Spots da Freguesia” (sessões de participação nos quais os jovens vão apresentando e debatendo propostas para a Freguesia).

Entre 10 e 28 de fevereiro foram realizados 7 “Spots da Freguesia” nas Escolas D. Pedro IV, Ruy Belo e Miguel Torga, com o envolvimento de 286 jovens alunos, onde foram apresentadas 33 propostas, na plataforma feita para o OP Jovem (www.mypolis.eu). Até dia 11 de março vão continuar a ser realizadas mais sessões, de forma a dar continuidade à fase atual do OP Jovem.

Ao longo do OP o método da gamificação estará intrinsecamente presente, via atribuição de pontos, consoante a participação ativa em todo o processo, como modo de valorizar e motivar a participação.

Esta é mais uma aposta deste Executivo na importância da participação da comunidade na governação da Freguesia, complementando o OP já existente desde 2014 (que apenas permitia a participação a partir dos 18 anos) e dos Mini-Presidentes (igualmente com início em 2014 e com a participação de crianças até ao 5º ano de escolaridade), dando a possibilidade do poder de decisão a uma faixa etária cuja participação esteve até agora limitada.

Veja as Normas de Participação AQUI

Conheça o Calendário do OP Jovem AQUI

OPJovem CartazGeralpeq

opjovem