Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano
Quarta, 01 Abril 2015 00:04
11169647 10153256054518770 2668230793177406652 oA equipa que integra o Gabinete Técnico de Intervenção Comunitária da União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão fez-se representar na 7.ª sessão dos III Ciclos Temáticos de Intervenção Psicossocial promovidos pelo Centro Social da Sagrada Família em parceria com a Câmara Municipal de Sintra. A sessão decorreu no Palácio Valenças, localizado na bonita e histórica Vila de Sintra, no dia 8 de julho e incidiu sobre o “Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano”.
A mesa de oradores contou com as presenças do ilustre Sr. Vereador da Câmara Municipal de Sintra, Dr. Eduardo Quinta Nova, o Dr. Orlando Reguinga, representante do Centro Social da Sagrada Família, o Dr. Karim  Merali, Diretor Executivo da Fundação K’Cidade, a Dra. Alexandra Santos, Coordenadora da Equipa Comunitária do Pendão e o Dr. Joaquim Miranda, representante do setor económico da Fundação.

Durante a primeira parte da sessão foram abordados os princípios éticos e os pressupostos do desenvolvimento comunitário , a participação comunitária e estratégias de mobilização das comunidades e ainda a Rede de Empregabilidade de Sintra, a qual a União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão passou a integrar desde o início do mês de julho. Num segundo momento, os participantes dividiram-se em subgrupos e realizaram uma dinâmica de grupo de modo a aprofundar as temáticas da participação comunitária, diagnóstico participativo, entre outras.

A Rede Aga Khan para o desenvolvimento desenvolve a nível mundial um trabalho de extrema pertinência nas comunidades mais fragilizadas e tem uma filosofia de base bastante própria e que incide muito no aprofundar as potencialidades individuais de cada indivíduo, melhorando as suas competências e proporcionando um leque de ferramentas que promova a passagem da mensagem a outras pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade.

A sessão encerrou com um bonito e inspirador pensamento de Sua Realeza, Aga Khan (Índia, 1983):

Existem aqueles que entram no Mundo em tal pobreza que se encontram privados tanto dos meios como da motivação para melhorar o seu destino. A não ser que possam ser tocados com  a centelha que acenda o espirito empreendedor do individuo e a determinação, eles irão afundar-se na apatia, degradação e desespero. Cabe-nos a nós, os mais afortunados, providenciar tal centelha.

IMG 20150708 103330

- Feira do Porta Bagagem