Novo projeto do CADIn procura voluntários
Segunda, 16 Março 2015 00:03

image008O projeto “a Par e Passo” tem por objetivo combater o isolamento e promover a inclusão de jovens adultos com necessidades especiais através do apoio de voluntários.

• a PAR

Cada voluntário trabalhará diretamente com um beneficiário, assumindo o papel de amigo e mentor.

• e PASSO

Pretende-se que, apoiado por esta relação, cada beneficiário vá dando pequenos passos para sair da sua situação de isolamento, se torne mais ativo, utilize os serviços da sua comunidade e possa explorar oportunidades lúdicas, formativas e ocupacionais.

Porquê intervir

Na transição da adolescência para a vida adulta os jovens são confrontados com novas situações e escolhas difíceis. Os jovens com necessidades especiais têm as mesmas aspirações a “ser adulto”, mas as suas opções são limitadas e, muitas vezes, precisam de acompanhamento para as conquistar. No entanto, finda a escolaridade, entram na “terra de ninguém”. Perdem o apoio especializado, tornando a maioria das opções formativas/ocupacionais/laborais existentes difíceis de alcançar. Muitos acabam por viver em isolamento: sem qualquer atividade formativa, ocupacional ou laboral, sem contacto com os ex-colegas de escola e permanecendo em casa, dia após dia sem um projeto de vida e em risco de perder as competências adquiridas ao longo do seu percurso escolar.

Na população atendida no CADIn nos últimos 3 anos estão identificados 30 jovens adultos nesta situação. Outras instituições que trabalham com esta população referem a mesma situação, embora não existam estatísticas oficiais.

O CADIn pretende responder a este problema através de um programa de transição para jovens adultos (entre os 18 e os 35 anos) com necessidades especiais decorrentes de perturbações do neurodesenvolvimento / saúde mental que se encontrem sem trabalho, formação ou ocupação.

Como intervimos

Os pares (voluntário + beneficiário) encontram-se semanalmente para realizar as atividades definidas num plano elaborado em conjunto.

O Voluntário irá apoiar na realização destas atividades (não fazer por):

• atividades de vida diária na comunidade (por exemplo, utilizar transportes públicos); • atividades de vida diária domésticas (por exemplo, cozinhar uma refeição ou ir às compras);

• socializar e realizar em conjunto atividades de lazer (desportivas, culturais, etc.);

• orientar na procura e acesso a oportunidades de emprego/formação/voluntariado/lazer.

Saiba mais em: http://www.cadin.net/a-par-e-passo-3/

Saiba mais como pode ser voluntárido na sua freguesia em: http://www.uf-massamamabraao.pt

image009image007

Novo projeto do CADIn procura voluntários