Heráldica Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 15 Dezembro 2011 20:12

MASSAMÁ

Com a criação da Freguesia de Massamá, pela Lei n º.36/97 de 12 de julho, tornou-se imperioso ordenar os seus símbolos heráldicos, que representam e identificam todo o seu historial.

Os presentes símbolos foram aprovados, sob proposta da Junta de Freguesia de Massamá, na sessão da Assembleia de Freguesia de Massamá, de 18/05/2000, após parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, emitido em 08/03/2000,nos termos da Lei n º53/91,de 7 de agosto, publicados no Diário da República - III Série -N º183, de 14 de agosto de 2000 e registados na Direcão - Geral das Autarquias Locais, com o N º234/2000, de 13 de setembro, passando a ser oficialmente adotados pela Junta de Freguesia a partir desta data.

Bandeira

• Amarela, com o Brasão sobreposto.
  • Cordões e borlas de ouro e vermelho.

bandeira

Brasão

Escudo vermelho, que simbolicamente faz referência à permanência muçulmana nesta região.

O respiradouro de aqueduto de ouro, é uma alusão aos muitos respiradouros ou claraboias que fazem parte do Aqueduto que abasteceu a antiga Fábrica da Pólvora de Barcarena.

Apresenta-se iluminado de azul, para lembrar as nascentes de água e a sua circulação nas condutas. O crescente de prata, é uma evocação ao topónimo moçarábico “Maçamá” (termo oriundo do árabe “Mactamã”), que se traduz por “lugar onde se toma boa água”ou “fonte” e releva simbolicamente a permanência muçulmana na região.

As duas espigas de trigo de ouro, com os pés passados em aspa e atados de azul, pretendem recordar que esta região foi em tempos muito fértil, chegando a ser considerada uma das melhores zonas de produção de trigo do nosso país.

A campanha ondada de prata, azul e prata, é uma referência às três linhas de água que atravessam a Freguesia e à riqueza do seu subsolo em extensas reservas de água, que reforçam a origem moçarábica do topónimo “Massamá”.

A coroa mural de prata de três torres, está estabelecida para as freguesias que não tenham a sua sede numa Vila.

O listel é branco, com a legenda em letras negras maiúsculas “MASSAMÁ”.

MONTE ABRaÃO

No ordenamento dos símbolos heráldicos da Freguesia de Monte Abraão - Sintra, optou-se por representar heraldicamente a designação da Freguesia, conferindo-lhe expressão falante.
Assim, o Monte Abraão, cuja importância arqueológica é sobejamente conhecida, figurada de verde.

As Ribeiras do Jamor e das Forcadas, que atravessam a Freguesia, estão centradas, e representadas por uma ponta ondada de prata azul, de três tiras.

O orago da Freguesia, Nossa Senhora, foi representado simbolicamente pela rosa mística, neste caso figurada de vermelho, botoada de ouro e folhada de verde.

Para campo do escudo foi escolhido o ouro alusivo à riqueza de carácter e ao dinamismo dos habitantes da Freguesia de Monte Abraão.

Bandeira

• Azul, lisa, com o Brasão sobreposto.
  • Cordões e borlas de ouro azul.

bandeira2

BRASÃO

De ouro, monte verde firmado e movente dos flancos, carregado com uma anta megalítica de prata; em chefe rosa heráldica de vermelho botoada do campo e folhada de verde; ponta ondada de prata e azul três tiras. Coroa mural de prata com três torres aparentes. Listel branco com a legenda, a negro MONTE ABRAÃO.

braso1

- Feira do Porta Bagagem
- Saúde Total - Feira da Saúde Humana e Animal

Heráldica Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 15 Dezembro 2011 20:12

MASSAMÁ

Bandeira

• Amarela, com o Brasão sobreposto.
  • Cordões e borlas de ouro e vermelho.

bandeira

Brasão

O listel é branco, com a legenda em letras negras maiúsculas “MASSAMÁ”.

MONTE ABRaÃO

Bandeira

• Azul, lisa, com o Brasão sobreposto.
  • Cordões e borlas de ouro azul.

bandeira2

BRASÃO