Comemorações do 28º Aniversário do Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1
Sexta, 09 Setembro 2016 09:09
cartaz aniversario tumbnailNo âmbito do seu 28º aniversário, cujo tema é a homenagem dos 50 anos do falecimento dos 25 militares que perderam a vida no incêncio na Serra de Sintra, o RAAA1 promove uma sequência de atividades abertas à população sintrense. Fazem parte dessas atividades a “Semana Aberta no Regimento” (de 19 a 21 de setembro), várias atuações musicais e a cerimónia militar que, este ano, será realizada no exterior do Regimento, defronte ao Palácio de Queluz. Consulte o programa detalhado aqui.

cartaz aniversario raaaa1 site

O Regimento de Artilharia Antiaérea Nº 1 (RAAA1) comemora no corrente ano o seu 28º aniversário, sendo intenção do seu Comando dar ênfase especial à homenagem dos 50 anos do falecimento dos 25 militares que perderam a vida no combate ao incêndio na Serra de Sintra. Deste modo, o RAAA1, como herdeiro das tradições do Regimento de Artilharia Antiaérea Fixa (RAAF), recorda com comoção o dia 7 de setembro de 1966 como corolário de uma dedicação incondicional à comunidade, cuja continuidade constitui um desígnio diário do atual Comando do Regimento.O estreitamento de relações com as Autoridades Locais e a população em geral, enquadra-se nas Missões do Exército de Apoio ao Desenvolvimento e Bem-Estar da população, dando o Regimento o mote para subordinar este ano as comemorações do seu aniversário ao tema “o RAAA1 ao serviço da Comunidade e dos Militares”.

No âmbito dessas comemorações o RAAA1 realizar se-á, na segunda quinzena de setembro e até 01 de outubro, data em que comemora 28 anos, uma sequência de atividades abertas à população sintrense, com os apoios da Câmara Municipal de Sintra e das Uniões de Freguesias de Queluz e Belas e de Massamá e Monte Abraão. Das atividades abertas à população, constam a “Semana Aberta no Regimento”, várias atuações musicais da Banda Sinfónica do Exército (BSE) e a cerimónia militar que, este ano, será realizada no exterior do Regimento, defronte ao Palácio de Queluz.

A “Semana Aberta no Regimento” realiza-se entre os dias 19 a 21 de setembro de 2016, o RAAA1. Compreende a realização de um conjunto de atividades abertas à população no Quartel, nomeadamente, exposições de materiais de Artilharia Antiaérea, interação com materiais e equipamentos militares, vivenciar a cultura militar, entre outras atividades.

No dia 23 de setembro, pelas 21h30, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, realizar-se-á o concerto do Dia do RAAA1 com atuação da BSE. O concerto, será dirigido pelo Tenente Chefe de Banda de Musica Duarte Cardoso. A entrada é livre e convida-se a população a partilhar uma agradável noite de música.

A atuação da Orquestra Ligeira do Exército terá lugar no dia 30 de setembro, pelas 21h30, em Queluz, defronte do Regimento. Esta orquestra, fundada em 1977, tem vindo a atuar nas mais prestigiadas salas de espetáculos do País, sendo considerada uma verdadeira “embaixadora” do Exército Português, junto da sociedade.

Por fim, as celebrações culminarão com a Cerimónia Militar comemorativa do Dia do RAAA1 em 01 de outubro, sábado, pelas 10h30, frente ao Palácio de Queluz. Este ano, comemoram-se os 28 anos da existência deste Regimento, sendo a Cerimónia Militar composta pelas seguintes atividades: Cerimónia Militar; Atuação da BSE; Demonstração da Bateria de Salvas com atuação da BSE; exposição capacidades de Artilharia Antiaérea e Lançamento do Boletim de Artilharia Antiaérea 2016 (no RAAA1).

Assim convidam-se todos os sintrenses e a população dos Concelhos limítrofes a associarem-se a estes eventos, o que muito lustre e honra traria a todos os que servem Portugal e os Portugueses no RAAA1.

Comemorações do 28º Aniversário do Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1
Sexta, 09 Setembro 2016 09:09